• Curso de Imunologia e Inflamação para Reumatologistas

    Objetivos:

    Este curso tem por objetivo fazer uma revisão sucinta dos conceitos mais recentes da imunologia celular e humoral humana, bem como dos processos inflamatórios, e suas aplicações em reumatologia clínica.

    Modalidade:

    Curso de extensão universitária, modalidade a distância.

    Carga Horária:

    8 (oito) horas.

    Público-alvo:

    Médicos, especialmente em reumatologia, ortopedia e traumatologia, dermatologia, imunologia clínica e clínica geral.

    Programa:

    O curso é constituido das seguintes aulas:

    • Apresentação do Curso e Introdução ao Tema - Dra. Ieda Maria Magalhães Laurindo
    • Introdução à Resposta Imunológica - Dr. Dewton de Moraes Vasconcelos
    • Mediadores Inflamatórios, Complemento e Inflamassoma - Dr. Francisco Airton Castro da Rocha
    • Perfil das Citocinas nas Doenças Auto-Imunes - Dr. Ricardo M. Xavier
    • Imunologia e Inflamação: Aspectos Práticos - Dra. Ieda Maria Magalhães Laurindo

    Metodologia:

    O curso é ministrado totalmente a distância através de um site da Web, de forma assincrônica, ou seja, as aulas e demais materiais ficarão disponíveis on-line todo o tempo para os alunos, que poderão acessá-los e utilizá-los quantas vezes quiserem, dentro do período de vigência do curso (90 dias a partir da entrada do aluno no site). Durante esse período, os alunos deverão assistir as vídeo-aulas gravadas, revisar os slides utilizados pelos professores, ler a bibliografia fornecida e visitar os sites recomendados, podendo aprofundar-se no estudo de acordo com seu próprio interesse e disponibilidade de tempo.

      Certificação:

      CNAOs participantes que forem aprovados na avaliação do curso com uma nota mínima de 7 (sete) e tenham assistido a pelo menos 3 das 4 aulas farão jus a um certificado de aprovação em curso de extensão universitária com equivalência de 8 horas. Os médicos inscritos no programa do Conselho Nacional de Acreditação/Certificado de Aprimoramento Profissional (CNA/CAP) que forem aprovados no curso poderão solicitar a atribuição de pontos de Educação Médica Continuada, de acordo com o regulamento da Associação Médica Brasileira (AMB), no valor designado pela sociedade médica a qual pertente e que acreditou o curso.